Maquiagem – Noções gerais (é necessário, viu?!)

Pois então, eu tambem sou viciada em maquiagem – e com o passar dos anos e a chegada das espinhas eu aprendi meus truques  – não só sobre as espinhas, mas pras imperfeições em geral (não é fácil sair bastante maquiada e não parecer uma sem noção nas fotos. Eu não sabia fazer isso alguns meses atras e fui pro aniversário de uma amiga minha simplesmente com uma sombra azul até a sobrancelha, como se nada estivesse acontecendo – e o pior – eu fiz isso UMA VEZ, e tem gente que faz todos os dias).
Mas enfim, afinar o nariz, alongar o rosto, blush sem parecer chinelada na cara, menos uma espinhazinha aqui, menos uma olheirinha cá e mais cilios, tudo isso segue um parâmetro  de “quanto mais aqui, menos ali”, a menos que você seja a Kim Kardashian, daí você abusa da maquiagem em todos os lugares, sai diva baphônica por aí e ninguem vai dizer nem um piu.
Mas você não é, né? Muito menos eu.
Então aqui vão as regrinhas básicas pra maquiagem, sem esse nhén nhén nhén de “cada tipo de rosto”:

1-Você precisa esfumar MUITO seu blush, porque pouca gente no universo tem as bochechas coradas lindas saudáveis naturalmente (meu namorado é um deles¬¬), e como você provavelmente não tenha, esfuma essa corzinha aí, em circulos, que marca tanto quanto mas as pessoas vão sorrir pra você pela sua beleza, e não pela sua semelhança com o Patati ou o Patatá. Ou a Britney.

tô gata?

2- Você não precisa se entupir de máscara para cilios. Eu tenho olhos pequenos, e acho bizarro quando passo rimel que nem ensinam nesse blogs de “”beleza””, fica parecendo uma tarântula muito cabeluda e tira toda a graça de parecer que você tem cilios grandes naturais. O segredo do rímel é ter paciencia, aplicá-lo ANTES da base pra não negligenciar o bichinho com medo de borrar, ir na fé e cubrir todos os cilios, mas não precisa ser com 1kg de máscara em cada um

 

3-Procure batons que combinem com sua cor de pele. Se você é branca nojenta que nem eu e Fau ( http://www.viradasnoestopo.blogspot.com.br ), provavelmente você possa usar todos os tipos de batom sem ficar bizarro. (Ainda assim eu prefiro não usar, porque como fui lavada com Omo Progress quando nasci, qualquer coisa destaca MUITO e eu morro de medo de sorrir com batom nos dentes. É.)

Se você faz parte das sortudas bronzeadas sensuais, é sério aquela coisa de “batons corais, cintilantes, avermelhados, cor de bronze”. Evite os rosados  (E PELO AMOR DE DEUS, CHEGA DE BATOM SNOB DA M.A.C QUE NÃO ESTAMOS MAIS EM 2008!), porque rosa pink fica meio destoante e o batom, no seu principio, é pra “fingir que a boca está altamente vascularizada e cheia de sangue, o que implica em desejo sexual e atrai os homens”. Na teoria, né? Mas vai que você é a Katy Perry ou a moça que eu roubei a foto aqui do blog e se amarra num batonzinho azul, eu posso fazer o que?
Se você for uma beldade negra (todas são!), se joga em qualquer cor, que fica um arraso! Eu particularmente adoro as combinações que a pele negra pode fazer com todos os tipos de maquiagem. Mas ó, nunca se sabe, então bom senso.

4- Sombra. Esse sim é um assunto polemico, porque eu só fui começar a usar esse artificio de uns meses pra cá, e criei dignidade, comprei uma paleta e parei de achar que sombra = uma cor só que cobre todas as adjacencias do seu olho, da palpebra às sobrancelhas e que fica tudo certo. Tem que ter aquele jogo de luz, o esconde aqui mostra aqui, o misterio (eu sou fã incondicional da sombra marrom, porque ela faz milagre e não fica tipo “OI XENTE TO DE SOMBRA!!!!!!!). Tem tutoriais ótimos na internet (foi assim que eu deixei de ser a louca da sombra azul) que ensinam mesmo, e tem paletas que são bem dignas e não caras (paguei 22 dolares na minha, e ela é linda, ótima e perfeita). Aliás, se você não sabe usar, fique longe da sombra, esse é meu conselho. Fique horas nos tutoriais que você ganha muito mais, e depois você sair que nem uma diva fazendo carão de sombra bem feita por aí. Isso nos olhos, né? Porque no meu nariz uma sombrinha dos lados faz milagres, e de batatinha ele até fica bem razoável.

5-Base:
Não compre base mais clara que sua pele, se é pra errar, erra pro mais escuro. O pescoço costuma encobrir esse tipo de erro nas fotos, e dá pra passar sem parecer que você se maqueou com farinha de trigo. De preferencia, antes de comprar uma base, vá numa loja com consultoras (são de graça) que elas te aplicam direto no rosto, você pode tirar uma foto pra saber se é isso mesmo (tem espelhos tambem). Sempre sabendo que a base tem que ser um meio termo entre a cor da lateral da sua mandibula (aquela partezinha que move quando você mastiga) e a sua testa. Tambem é legal ter dois ou tres cores em casa, porque na hora que você pega um sol ou que sua pele tá esquisita, você mistura e fica tudo de boa.

6- E por ultimo (nesse post) mas não menos importante – SOBRANCELHAS.
Se a sua possui alguma falha, está torta, caída etc; Não se desanime! Com uma pinça, um lápis branco (ou sombra branca), sombra marrom ou tudo isso junto, seu problema estará resolvido! E olha, é bom investir nos tutoriais sobre esse assunto, porque sobrancelhas fazem milagres até na Jolie!

Nos proximos posts eu conto um pouco mais sobre esse assunto, gente. É tanta coisa pra falar que em em um só não dá 🙂
Opa, rimei.

Agora beijos!

8 respostas em “Maquiagem – Noções gerais (é necessário, viu?!)

  1. Eu acho que maquiagens tentam colocar em você uma mascara da sua verdadeira personalidade para se esconder dos viés da sociedade que diminuem e desmerecem quem você realmente é em detrimento de uma imagem melhor para agradar os olhos da população, porém a maquiagem também pode ser um jeito de realçar pontos dotados e abençoados pela genética no corpo da mulher e lhe dar um pouco mais daquela confiança e auto-estima para alçar e alcançar seu lugar na sociedade como independente, inteligente e bem resolvida.

  2. Velho me ensine a me maquiar?
    Você é a melhor professora que eu poderia ter, visto que temos algumas características parecidas
    As vezes eu arrisco umas besteiras sozinhas, mas tenho medo de ficar parecendo uma palhaça
    Só não tenho medo dos batons hahahahha linda ❤

    Sim amiga, me ajude, sério. hauuahuaha

    • Venha pro meu cantinho nesse fimd e semana, ou crie dignidade pra me mandar uma mensagem me convidando pro seu, que eu vou com toda a minha munição te ensinar um monte de coisa que eu aprendi com o mais puro dos tédios!
      Você já é linda e sua pele é perfeita, não sei mais o que vc quer, mas tamos aê 😀

Deixe um comentário

