Receitas caseiras pra cuidar dessa pele, menina!

Então, eu pensei “não vou escrever fim de semana porque é exagero”, mas não consegui! Tô viciada em ser ”blogueira” e passo o dia pensando no quê escrever aqui 😛
Aliás, um beijo pra Nanda que disse que lê o eutodetpm todos os dias. ❤

Então, você tem pele? Que bom! Vamos cuidar dela?

O primeiro passo de qualquer coisa que eu faço é esfoliar a pele, porque de nada adianta você entupir sua dignissima camada epitelial de tratamentos sendo que o que você tá atingindo é só, e somente só, a camada de células mortas.
Meu esfoliante caseiro preferido é o de açucar, que você pode fazer de duas formas dependendo da sua pele:
1- Se sua pele é seca, misture num copo de vidro 6 colheres de mel puro e 3 colheres de açucar (colheres de sopa, tá?) – faça movimentos circulares e PELO AMOR DE DEUS, é pra esfoliar e não pra esfolar a pele, viu? O mel vai hidratar e o açucar vai removendo as células depositadas, e o resultado é lindo 😀

2- Se sua pele for oleosa, misture o mesmo açucar (refinado mesmo, gente!) num recipiente com seu sabonete liquido pra peles oleosas, e, principalmente se você tiver espinhas, seja gentil com a pele porque as celulas mortas não são grudadas com super-cola e não precisa de violencia pra removê-las, ok?

Então, segundo passo:

Tonificante pra pele, quando não quero usar o industrializado, simplesmente faço um chá de camomila (nada de folhas frescas e blablabla, aquele sachê me serve que é uma beleza!) e deixo esfriar, depois passo com um algodãozinho e pronto. Tem gente que jura que até clareia as manchas 🙂

Numero três, HIDRATAR:
Pra hidratar eu uso, como já disse, o bepantol. Mas né, isso não é caseiro, então pra você não ficar me olhando de cara feia, te dou uma receitinha bem legal:

-Misture uma colher de abacate e uma colher de mel até ficar homogeneo e deixe no rosto por 10 minutos. Não foi legal pra mim porque minha pele oleosa não gosta de abacate.

E como eu não sou imprudente, o numero quatro em qualquer situação (menos de noite, dãã) é o filtro solar. Eu sei que é chato, eu sei que é ruim, eu sei que é pegajoso e todas as outras reclamações sobre o coitado eu sei tambem. Mas sabe o que eu sei mais? QUE PELE MANCHADA É HORRIVEL E EU NÃO QUERO VIVER DE BASE POR AÍ. Então, fazendo o favor, use o indicado pra sua pele (com óleo, sem óleo, organico, não comedogenico, fator 135, o que for) MAS USE.

Ouçam a tia Mariana e fiquem com a pele linda (não que a minha seja maravilhosa, embora eu cuide dela como se não houvesse amanhã, mas imagine se eu não fizesse?)

Beijos!

11 respostas em “Receitas caseiras pra cuidar dessa pele, menina!

  1. kkkkkkkkk…você já está pegando a manha das melhores blogueiras: a graça! kkkk…
    Tia Mariana, adorei as dicas!
    Como esfoliante caseiro, estava usando aveia+leite+açúcar = pele oleosíssima! Estou sem nenhum tonificante, e adorei saber que posso usar meu chazinho, pq aqui em ksa sempre tem um sachê! XD
    Fui no dermatologista louca para que ele me dissesse que há um protetor solar que além de não ficar nojento no meu rosto, também não o deixasse com aquele cheirinho de ‘acabei de sair da praia’, então ele me passou o episol sec, que realmente deixa a pele sequinha(e sem derreter), além de não ter um odor aparente, apesar de n ser delicioso! Ele tbm disse que poderia ser o minesol oil control!
    Sim, e não deixe de postar coisas, nunca será exagero! =DDD
    bjin

    • Como é bom te ver aqui, Sam! Então, eu fico testando os protetores por aí, porque odeio me sentir pegajosa e aquele cheiro tipico de Sundown me deixa nauseada… Ai que nos ultimos tempos eu troquei o filtro pelo BBCream que diz que já tem, to usando o laranja que é fator 50 e como já tem base, eu me livro de uma etapa pelo menos no cuidado diaria com essa pele, né? Morro de medo de voltar a ter aquelas manchas de melasma que eu já tive, um horror!
      Só de aparecer aqui você já me deixa feliz, qualquer coisa que voce quiser que eu poste sobre, é só pedir!
      Beijão pra ti, lindona!

      • EU TESTEI o esfoliante: amiga, que mágica eh essa? kkkkkkk…Minha pele adoroou mt!!! As espinhas que insistem em não me deixar por nada até estão calminhas!!! =DD
        Próximo passo: tonificante! Agora, me tire uma dúvida, o tonificante eh de uso diário ou só algumas vezes como o esfoliante?
        Eu adoro estar por aki!!! bjooo

      • Sam, eu fiz hoje tambem, por coincidencia!
        Então, se você quiser substituir o tonico pelo chá, faça um copo com 200 ml e dois sachês e coloque na geladeira em uma garrafinha fechada (daquelas de agua!). Alem de refrescante, você garante o minimo de bactérias dentro dele, e o máximo de aproveitamento 🙂
        Como é natural, pode usar quando você bem entender, só vai te fazer bem e é muito mais seguro do que esse bando de conservante que a gente coloca na pele todos os dias 😛
        Um beijo enorme pra você, sua linda!

  2. Adorei o post, eu sempre quis saber como fazer um esfoliante rápido e fácil. Só que o lance do meu rosto é que o nariz e a testa são super oleosos, mas quando lavo o rosto com sabão fica meio que descamando, ressecado talvez, não sei exatamente.
    Alguma dica ou sugestão?

    • Tila, eu adoro te ver aqui *.*
      Então nenem, eu recomendo que você teste duas coisas e veja qual se encaixa melhor na sua rotina e no seu problema (o que eu entendi foi que o esfoliante tá legal pra você, mas na sua rotina de limpeza o sabão deixa seu rosto ressecado, certo?):

      1- Compre um limpador sem sabão. O sabão por si só é um detergente poderosíssimo e nem sempre é necessario na pele, porque se a sua está descamando é porque a miscela (bolha que o sabão cria pra englobar as particulas de sujeira) tá atingindo a pele, e tem outros reagentes em loções de limpeza em geral que limpam mais delicadamente a pele. Eu recomendo o Eucerin dermo purifyer, ou o sabonete liquido (porque tem em barra tambem) effaclar, da La Roche-Posay, tá?

      2-Usar o sabonete normal, mas começar com uma rotina de hidratação nas areas que descamam, com um hidratante para peles sensiveis, que costumam nao ter cheiro e ter consistencia leve 🙂

      Me diz depois o que você achou! Beijão, sua linda.

  3. Eu acho que nossa pele reflete o cuidado que temos com nosso interior e nossa alma, manchas escuras podem significar impedimentos ao desenvolvimento da pessoa, por isso eu concordo com esses posts pertinentes neste maravilhoso veículo de comunicação que a senhorita está se empenhando tão fielmente na labuta de construir uma vasta biblioteca de conhecimentos e consultas que não só ajudam a aparencia física como resultam numa melhora para o intelecto e para a sociedade moderna em geral.

  4. Gostei do post Mari. Minha sugestão pra protetor solar é aquele da propaganda “é base ou é protetor?” o spectraban. De preferencia aquele em pasta, que vem numa embalagem tipo maquiagem mesmo, ele é bem sequinho, não tem cheiro forte e o efeito da base é muito bom. E funciona bem pra quem tem pele oleosa que nem a minha.
    E, Boa sorte aí com o blog, tá bem legal.

    • Rafa! Não sabia que você andava por aqui 😀
      Então, vou testar! Não confio muito no meu BBcream como protetor junto, mas é tão pratico que eu nem tinha pensando em protetor COM base, e não o contrario… Valeu pela dica, apareça!

    • Sabia, mas eu to com tanta coisa pra testar aqui que tá complicado dar preferencia pro coitado, Fau 😦
      Hoje chegou meu pedido da feelunique (em 4 caixas grandes :O)
      Vou morrer e nao vou conseguir fazer resenha de tudo, ahahahahha

Deixe um comentário

