Post de Páscoa – Chocolate!

Então, tá complicadinho de fazer posts aqui mas não precisavam me largar ao relento tambem, né?:P

Não existe melhor época do ano pra ficar ciente sobre os beneficios do chocolate pra saude, e pra ficar atento pra não engordar com ele, né? 🙂

Vamos lá então:

Image

1- Chocolate pode emagrecer: A Pesquisa da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, do Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade – que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células. Outro dado apontado na pesquisa, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo. Quanto mais amargo, melhor!

2- É saudável: Além disso, o chocolate é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo). Também apresenta em sua composição um tipo de gordura insaturada chamada de ácido oléico, sendo este conhecido por auxiliar na redução de colesterol.

3-Chocolate traz felicidade? O chocolate ajuda na produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável peça sensação de prazer 😀

4- Dá uma ajudinha extra pra quem cuida do corpo: Cientistas norte-americanos garantem que comer uma barrinha pequena de chocolate diariamente aumenta o fluxo sanguíneo no organismo em pouco menos de duas semanas. O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação. Você se sentirá mais disposta e com mais resistência até para fazer uma simples caminhada.

5- Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.

6- Causa dependencia! É isso mesmo meninas : Ele contém três substâncias que podem provocá-la: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos.

7-É afrodisíaco? Essa é uma crença popular, difundida há séculos, mas o que se sabe é que ele estabiliza neurotransmissores relacionados a sensações prazerosas, como a dopamina e a serotonina, e favorece a liberação de endorfinas e encefalinas que produzem o prazer.

8- E por ultimo, mas não menos importante:  Por que se presenteia na Páscoa com ovos de chocolate?
O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.

Image

Feliz Páscoa!

Anúncios

6 respostas em “Post de Páscoa – Chocolate!

  1. Adoreeei!
    Acrescento um detalhe: ele pode agravar um quadro de enxaqueca, de acordo com o neuro que eu fui devido às minhas dores terríveis! Mas só quando ingerido em excesso! (afinal, td em excesso eh perigoso)
    Como vc falou no início do post, os maiores benefícios estão ligados ao chocolate amargo!
    Bjooo eeee feliz páscoa! ^^

    • De fato, quem tem enxaquecas deve evitar chocolate… Foi o que meu médico tb receitou… Mas, creio q tenha relação com a Cafeina, outra coisa q tb me proibiu… (e n sabia ate ler aqui q tdo chocolate tem cafeina n)
      O problema é… “Boa noite, meu nome é Tatiana Brito e tenho de confessar, sou uma Chocólatra há 25 anos (devo ter começado com qse 1…)”
      /Comofaz????? Minha dieta foi pro espaço, n resisto a um bom Cappuccino… Em compensação, minhas dores de cabeça voltaram…

      • Tem aqueles chocolates horriveis que são controlados, mas acho que o jeito é se contentar com Nescau, Tati!
        Eu sou chocolatra tambem, basta avistar um de longe que meu dia ganhar outro humor e tudo fica brilhante, ahahahahah

      • Eu cheguei ao ponto de hj ter cheirado o pote de cappuccino e um aromatizador de ambientes de chocolate, pra ver se passava a vontade…
        Melhorou, n vo mentir…

      • Eu li sobre isso numa entrevista da Paola Oliveira dizendo que quando queria emagrecer e dava vontade de chocolate ela cheirava uma barra e passava, ahahahahahhaah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s