Soda cáustica e cabelos

Gente, eu li uma reportagem sobre o uso de soda cáustica em shampoos e condicionadores. Não, não daquelas reportagens fake que trazem noticias bombasticas pra chamar a atenção, mas uma que atentava para o ingrediente  Hidróxido de Sódio (Sodium Hydroxide) nas embalagens. É soda cáustica, em pequenas quantidades (mas ainda corrosiva!) que utilizam nesses tratamentos de prateleira que são para uso domestico, e na maioria das vezes prometem manter o efeito ‘liso’.
Danifica a cuticula, mas o efeito é “reparado” quando se faz uma hidratação de outra marca e aí não dá pra associar uma coisa à outra! Normalmente os produtos que contém hidróxido de sódio são os mais baratos.  Como a maioria das pessoas não sabe que o hidróxido de sódio é a soda cáustica e por isso não conhece os riscos desta substância química. Ainda por cima não tem o hábito de ler a embalagem dos produtos. Os ingredientes vêm escritos em inglês para complicar a vida daqueles que não conhecem este idioma e até mesmo confundir aqueles que aprenderam o inglês, mas não os nomes de produtos químicos em inglês. Além disso, vêm escritos com letras bem pequenininhas…
Então prestem atenção no que vocês jogam nessas cabecinhas, que as industrias de cosméticos preferem economizar em um ingredientezinho aqui, em baixa concentração, do que investir em algo que realmente melhore as condições do cabelo em si. Vale lembrar que a ordem que os produtos aparecem nas embalagens é a ordem de concentração, portanto, os primeiros ingredientes são os que mais constam na formula e os que estão lá embaixo na lista são os que estão em menor quantidade!

Beijos!

Anúncios

5 respostas em “Soda cáustica e cabelos

  1. Eu pesquisei bastante antes de tirar minhas próprias conclusões. Então, aqui vai:

    A diferença é a concentração do Hidróxido de Sódio, portanto, o pH. Ou seja, a soda cáustica equilibra o pH do produto. Shampoos e condicionadores, até mesmo sua loção, só têm o suficiente para se manterem levemente (>levemente<) ácidos para neutros.

    A verdade é que você usa a Soda Cáustica todos os dias. O sabão, por exemplo, tem Hidróxido de Sódio. Não dá para fazer sabão sem esse ingrediente, e poucas pessoas (quero dizer, poucas mesmo) sabem fazer sabão com cinzas de madeira.

    Então veja, não há necessidade de surtar se você ver que tem Hidróxido de Sódio em algum produto, mais do que provavelmente não é prejudicial, já que é autorizado pela Anvisa, e deve ter um processo bem rigoroso para ser autorizado. Só fique esperta para a embalagem não dizer "relaxante", já que tal coisa deve ser feita por profissionais, e se for feita erradamente, pode causar lesões sérias no couro cabeludo.

    http://www.cabelosesonhos.com/2012/04/o-hidroxido-de-sodio.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s