Cuidado com o óleo de coco!

“Pode ser na forma líquida, na forma de pílula, não importa. O óleo de coco é o assunto do momento quando a questão é a busca pelo emagrecimento. Muitos já aderiram à moda e tem até famoso que revelou a perda de diversos quiloscom a ajuda deste elemento natural. Apesar de ele ser a febre do momento, médicos afirmam que o óleo de coco usado como suplemento é “pura ilusão e não adianta em nada” na perda de peso. coco

De acordo com a médica endocrinologista Cíntia Cercato, do grupo de obesidades do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), não existe nenhum estudo científico que prove esta característica do produto. 

– Esse modismo na utilização do óleo de coco não faz nenhum sentido com o intuito de emagrecer. Óleo de coco é gordura saturada, e em tese é uma gordura ruim. O que ele difere de outras gorduras é porque ele um ácido graxo composto de cadeia média [ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura]. 

Além de não ajudar a diminuir a silhueta, o óleo de coco como, qualquer outra gordura em excesso, pode aumentar o peso e colesterol, segundo Cíntia. 

Celebridades dizem que perderam peso com óleo de coco

– Uma colher de óleo de coco tem mais caloria que uma colher de manteiga ou azeite. Qualquer gordura se consumida em excesso vai ocasionar problemas de saúde. 

Para engrossar a lista dos malefícios ao corpo, a médica endocrinologista presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, informou que o óleo de coco em excesso pode prejudicar, por exemplo, pessoas que sofrem com problemas no fígado. 

– Quem tem cirrose [doença que prejudica o funcionamento do fígado] e tiver uma sobrecarga de ácido graxo pode agravar ainda mais a situação da saúde dele. 

Defensor do uso do óleo de coco em substituição a outros óleos, o médico homeopata e autor do livro Poder Medicinal do Coco e do Óleo de Coco Extra Virgem, Márcio Bontempo, também disse não acreditar no uso deste elemento natural com o objetivo de perder peso. Porém, segundo ele, o óleo de coco pode ser benéfico à saúde se for usado no lugar de outros tipos de gordura que possuem cadeias longas [demoram mais para se metabolizar]. 

– Este óleo atua na lipoproteína, ou seja, ele ajuda a reduzir o mau colesterol e tirar a gordura de áreas inconvenientes do corpo, por exemplo, a barriga. Porém, não pode ser utilizado desta maneira como está na moda. Duas colheres de sopa por dia em substituição funcionam, mas precisa estar associado a outras atividades, como exercícios físicos e dieta. Não há milagre nenhum. 

Para Cíntia não há dúvidas que tantos famosos afirmaram recentemente a perda de calorias com uso de óleo de coco exatamente porque eles realizam constantemente dieta e muita malhação. 

– Tudo isso faz parte do pacote para a perda de peso.”

Vi no R7 pesquisando sobre, porque a senhora “testa tudo para emagrecer”  minha mãe está consumindo três colheres de sopa de óleo puro por dia. Pesquisando mais, vi em vários blogs como a maior maravilha do universo, e lááá no fundo vi essa matéria alertando sobre seu uso.
Não quero convencer ninguem, não tenho nada contra quem toma, só quero pedir cuidado pra quem vê coisas e começa a usar sem o minimo respaldo do médico ou pelo menos de um site que aponte as consequencias.
Não, minha mãe não está convencida ainda de que caminhar e se exercitar vai emagrecê-la mais rápido que óleo de coco.

 

Beijos oleosos!

Anúncios

5 respostas em “Cuidado com o óleo de coco!

  1. Gostei…muito esclarecedora a sua informação. Já tinha um certo receio quanto ao uso do óleo de coco, não acredito em medicamentos e alimentos que fazem milagres. Emagrecer requer atividade física e alimentação balanceada.

  2. O povo é criativo na hora de perder peso, mas dieta saudável, comer porções menores mais vezes ao dia e nada muito gorduroso ou calórico, ninguém quer, só pq demora mais!!! O imediatismo e o problema!!!

    • …de várias coisas! Mas como enfiar na cabeça do povo que andar 15 minutos por dia é trinta mil vezes mais proveitoso do que se entupir de óleo, por exemplo?
      Mas ó, não vai achando que é facil pra todo mundo só porque você tem o corpo lindo, tá me entendendo dona Marina?

  3. Mainha jah tentou akele ‘herbalife’, mas fiz com que ela passasse vergonha lah, dizendo q akilo eh uma farsa: você ingere o produto, aquilo se expande na sua barriga, vc n sente fome e, consequentemente, não adquiri os nutrientes que lhe são necessários para viver!
    O seu post foi mmmt bom, pq qnd as pessoas forem procurar por isso, verão o lado ruim nesse ‘milagre’! Exercício físico e uma BOA alimentação são a melhor forma de ter um corpo saudável (independente de ser gordo ou magro!!! Vamos respeitar nosso corpo!!!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s