Dor na coluna :(

Eu tava trabalhando hoje, e pensando no que ia postar aqui – e percebi que sempre (por causa da minha postura não tão excepcional) que passo muito tempo sentada fico com a coluna meio torta, com dor, irritada… Vim procurar saber se vocês sentem o mesmo, ou se é só porque eu pareço o corcunda de Notre Dame. Mas né, já pesquisei sobre o assunto e tenho maneiras de te ajudar, me ajudar e ajudar o mundo dos dromedários com coisas simples:

“A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo.
Existem três desvios na coluna: a escoliose, a cifose e a lordose, os quais podem ser congênitos ou adquiridos. São problemas físicos que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e/ou coletes, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico. A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível (geralmente em pacientes idosos).
São vários os tipos de trabalho que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo e que podem acarretar problemas posturais. Os dentistas, os ourives, os digitadores, os estivadores, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho. Na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc…) para prevenir defeitos posturais. Assim, qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas.
Uma pessoa que se senta de maneira encurvada, em uma cadeira inadequada para costurar ou digitar pode vir a ter problemas no cóccix. Esse problema pode ser corrigido como? A dor no cóccix pode acontecer por sobrecarga local (sentar-se por muito tempo) ou queda sentado. O tratamento é feito com analgésicos, antiinflamatório e calor local. A pessoa deve ainda procurar sentar-se, daí por diante, em lugar macio.
A Cinesioterapia é uma terapia através dos movimentos (exercícios de uma forma geral) amplamente utilizada na correção da postura. Além disso, ioga, alongamentos musculares, reeducação postural global (da Escola Francesa), hidroterapia, são recursos que podem auxiliar.
Já está comprovado que a mudança de hábitos na maneira de sentar, desde a infância, reduz ou elimina totalmente o risco de problemas futuros. Grande parte dos casos de desvios de postura em adultos tem origem na infância ou adolescência, e no fato de que os pais, professores e responsáveis não deram a devida importância ao modo como eles se sentavam ou caminhavam.

Dicas

– É preciso atenção à postura ao andar ou ficar de pé. A dica é permanecer com a barriga rígida, como se estivesse sempre com uma calça apertada e, além disso, ter a impressão de que um “ganchinho” no teto está sempre suspendendo a cabeça para o alto, mantendo o queixo afastado do peito. Dessa forma, a boa postura é determinante para um abdômen liso.”

– Quem sentar em poltronas fundas, fazer a lição de casa dobrado sobre a mesa ou se posicionar no computador de modo errado, será um forte candidato à dor nas costas.

– Dormir no chão ou em colchão duro também não faz bem para as costas. Isso porque a rigidez do chão ou de um colchão duro poderá acentuar a contratura muscular do paciente. Durante a crise, o repouso deve ser feito no próprio colchão, sendo este o modelo adequado. Uma das posições mais confortáveis é deitar-se de lado, com as pernas dobradas colocando um travesseiro entre elas.

– Para levantar pesos do chão, não se deve envergar a coluna como se ela fosse a letra u. A coluna não é uma alavanca ou um pé de cabra para levantar a tampa de um bueiro. O certo é flexionar os joelhos e agachar-se. O passo seguinte é apoiar o corpo em um dos joelhos para aproximar o objeto do tronco e levantar-se. A sustentação do peso deve estar distribuída entre os braços e as pernas, jamais nas costas. Também pode ser mais seguro empurrar objetos pesados, pois o peso corporal auxilia esse deslocamento. 

– Colchões magnéticos ou ortopédicos não melhoram as dores nas costas. Até hoje, não existe qualquer evidência científica. Trata-se apenas de um procedimento comercial que pode resultar em propaganda enganosa. 

– Usar salto alto prejudica a coluna. Embora a elegância feminina peça salto alto, não abuse demais deste tipo de calçado. Saltos acima de 4 centímetros podem fazer mal à coluna se usados diariamente. Eles aumentam a lordose lombar, forçando as articulações posteriores, causando sobrecargas. Mas é claro que eles estão liberados para serem usados numa festa ou recepção. 

– Estar com excesso de peso pode contribuir para a sua piora e ser um fator de risco para o desencadeamento da dor da coluna. Especialmente na região abdominal, o excesso de gordura desloca o centro de gravidade para frente, sobrecarregando a musculatura das costas. Entretanto, indivíduos magros não estão livres de apresentarem dor na coluna, o que é observado com freqüência.”

Então que né, a má postura reflete em TUDO na nossa vida, desde a maneira como nos sentimos até o jeito como os outros nos vêem. Cuidar disso é importante, porque né, eu não quero ficar com apelidos ridiculos e nem com pochetinha de gordura… Ouvi falar sobre uns corretores posturais, e tem uma loja de produtos desse tipo perto do meu trabalho, vou conferir pela primeira vez um corretor postural e depois de uma semana usando venho dizer aqui a colé de merma 😛

 

Anúncios

2 respostas em “Dor na coluna :(

  1. Mari! Eu adquiri escoliose e lordose com 10 anos de idade, tive que fazer uma cirurgia aos 13anos porém não costumo sentir dores somente quando sento com uma postura inadequada mesmo. Temos que ter muito cuidado com nossa coluna!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s