Cronograma Capilar – Minha versão

Oláááá!

Então, esse post vai especialmente pra Tati, que é uma leitora muito querida e assídua, e me pediu pra explicar como funciona essa coisa de cronograma capilar. Vou fazer a minha versão dele, porque é como eu vejo mais resultados e pra mim, não adianta nada ter um esquema de hidratação todo pronto se o seu cabelo precisa de reconstrução, e por aí vai. E aí, vamos começar a destruir os problemas dos nossos amados cabelinhos?

Imagem

Eu sou mongol. 

O cronograma consiste no fato de seu cabelo necessitar de 3 elementos para ser saudável e lindo e macio e feliz:

-Hidratação (reposição hídrica)

-Nutrição (reposição lipidica)

-Reconstrução (reposição Vit-amino-proteica)

Há quem classifique essas etapas diferentemente, colocando as vitaminas na hidratação por exemplo. Como eu já disse, esse é o cronograma by Má.

Eu lavo os cabelos todos os dias, como já falei por aqui. E meu cabelo está um escandalo de vermelho, como vocês tambem já sabem. Então eu tenho que cuidar, tratar, nutrir e tal – tenho feito da seguinte maneira (tem dado MUITO certo, por mais que muita gente vá surtar com minhas declarações!)

Primeiramente, hidratação. A cada lavagem eu hidrato meus cabelos com uma mistura de Máscara Head and Shoulders humecta com uma tampinha de Bepantol.
Depois, a cada duas hidratações (ou seja, na terceira lavagem no meu caso) faço uma nutrição. A máscara que eu tenho usado pra nutrir é a Dove Óleo Nutrição (já fiz a resenha de todas as mascaras que eu tenho, é só procurar pelo blog! :P).
O cronograma, antes que fique confuso demais, segue assim:
H-H-N
H-H-N
H-H-R

Ou seja, para cada duas hidratações, uma nutrição e para cada duas nutrições, uma reconstrução.
Tá acompanhando meu raciocínio?
Então, a máscara que eu uso como Reconstrução é a L’oreal Absolut Repair.

Você pode usar os produtos que quiser, ninguem vai te empurrar nada! Eu escolhi essas máscaras primeiro porque já tinha aqui, segundo porque são as que deram mais resultado em cada fase de tratamento pra mim, e terceiro porque eu quis e tem que ter um terceiro motivo se não eu fico sem argumentos válidos.

A chave do Cronograma é separar os seus produtos de acordo com cada fase! Geralmente nos potinhos tem milhares de coisas, mas se atente para os componentes.
Se houver queratina, por exemplo, é bem provavel que seja propria para a fase de reconstrução (mas não é obrigatório, depende dos outros componentes). A mesma coisa vale pro óleo de Argan, de Coco, ou qualquer outro componente! Procurar referencias na internet sobre o produto que você já tem para encaixá-lo em uma fase ajuda muito! Outra coisa, se você não tem nada ainda (começando do zero!) pode ir em sites ou em lojas proprias e pedir ajuda para comprar os produtos certos para cada fase!
Se você não lava o cabelo todos os dias, é só encaixar o esquema (H-H-N-R) na sua rotina e ver os resultados em poucos dias… É uma salvação pro cabelo, porque é um tratamento infalível e completo para todas as pessoas, já que todo cabelo necessita de água, nutrientes e lipidios, vitaminas e etc 🙂

Enfim, eu tentei deixar o mais “mastigadinho” possivel, mas qualquer duvida vocês já sabem que os comentários são todos respondidos!

Beijoquinhas!

*Acabei de ver que no blog Coisas di Karol tem o Felipe Ursini explicando o Cronograma Capilar em si. Como aqui eu só postei a MINHA versão dele, não custa nada dar uma olhada e aprender um pouco mais!

Deixe um comentário

